O cinema é uma excelente área do conhecimento para usar na construção do texto. Que tal analisar como alguns filmes que receberam estatuetas do Oscar podem ser citados na redação do ENEM 2020?
Jojo Rabbit
Ao dar uma abordagem “fofa” à Alemanha nazista, o filme acaba por nos fazer refletir sobre a importância do conhecimento do passado para evitar repetir os erros no presente e no futuro, tema que foi recentemente abordado pela prova de redação da Fuvest, e também como uma crescente intolerância nos discursos e nas práticas pode ser muitas vezes imperceptível, o que é muito perigoso, porque pode levar à normalização do preconceito. Excelente para a gente refletir sobre a ascensão dos discursos intolerantes, dos discursos de ódio na sociedade brasileira e o perigo do desconhecimento da história brasileira e mundial.
Coringa
O filme, ao mostrar a degradação da saúde mental do seu protagonista, traz à tona a discussão sobre temas como ansiedade e depressão na contemporaneidade, a importância de uma estrutura e de uma política pública de saúde e a negligência em relação às diversas formas de sofrimento mental. Excelente filme para se utilizar, por exemplo, nas faculdades que têm temas ligados à saúde e à ciência.
Adoráveis mulheres
Ao fazer uma abordagem histórica da questão feminina e das relações entre mulheres, “Adoráveis mulheres” na verdade provoca uma grande reflexão sobre moralidade versus moralismo, direitos das mulheres versus bons modos. Apesar de se passar num passado histórico, o filme na verdade nos leva a refletir sobre quais são os limites e as potencialidades das mulheres na contemporaneidade. Excelente para se abordar também o quanto o laço e as ligações entre as mulheres têm um potencial revolucionário.
História de um casamento
Por mostrar a degradação da estrutura de uma família a partir da separação de seus pais, o filme acaba por fazer refletir sobre as novas configurações familiares e o papel da família na formação do indivíduo no século XXI, temas quentíssimos para as provas de vestibulares.
Parasita
Meu filme favorito da lista do Oscar 2020, Parasita ajuda a tematizar um monte de propostas de redação. Pode ser usado para se refletir, por exemplo, sobre desigualdade social e elitismo, bem como as diversas formas de violência simbólica exercidas sobre as classes menos favorecidas. Há também, claramente, uma menção aos problemas urbanos, especialmente a mobilidade urbana e a infraestrutura, que pode ser abordada a partir das constantes inundações que aparecem no filme. O filme se passa, em teoria, na Coreia do Sul, no entanto os problemas urbanos apresentados lá também são encontrados na maior parte das cidades brasileiras.
O escândalo
O filme trata de uma história real, um escândalo de assédio sexual de 2016 em que âncoras da rede de televisão norte-americana Fox alegam terem sido assediadas pelo seu chefe. Excelente oportunidade para refletir sobre as diversas formas de assédio na sociedade brasileira, sejam eles de cunho moral ou sexual.
O farol
Ao mostrar a dinâmica de convivência entre dois marinheiros isolados em um farol, o filme “O farol” serve também para mostrar a degradação da saúde mental de seus protagonistas, bem como as dificuldades de convivência humana. É bom lembrar que os vestibulares que têm temas mais abstratos, como a Fuvest, podem abordar também o perigo do excesso de convivência ou até mesmo a intolerância como uma forma de reação aos excessos da contemporaneidade.